Nem sempre é fácil encarar o espelho e dar um sorriso satisfeito para a imagem de nós mesmos que vemos refletida. Temos a feia mania de sermos drasticamente severos quando nos auto julgamos. Quilos a mais ou a menos, altura demais ou de menos, unhas roídas, cabelos que precisam de muito cuidado, narizes muito grandes, orelhas de abano, pulsos finos demais. Tudo aquilo que nos marca por sermos quem somos geralmente é alvo de nossas mais cruéis críticas.
Sei que muitos pensam “para você deve ser fácil falar”, mas eu mesma já caí nessa onda de seguir padrões bizarros impostos pela sociedade pós-moderna. Eu já fiz coisas não muito legais comigo mesma e de que não me orgulho em nada para desesperadamente tentar me livrar de humildes quatro ou cinco quilos a mais que estavam me deixando louca. Na época eu fiquei tão abalada, frágil e tão envergonhada que somente duas no máximo três pessoas ficaram sabendo do caso. Até hoje eu não consigo subir em balanças. Não sei exatamente quanto eu peso já faz uns dois anos. Deve ser alguma espécie de trauma que me faz chorar quando vejo o objeto. Entretanto, agora, por você amiga, eu criei coragem e estou aqui falando disso que aconteceu comigo ~publicamente~. Por você eu vou tentar me livrar dessas neuras que ainda me assombram. Na verdade, quero que façamos isso juntas. Agora eu estou aprendendo a me aceitar. Não prego mais ódio às minhas sardas desde que li um texto maravilhoso do Carpinejar chamado A Pele Enxerga Melhor (Obrigada Andy, você não sabe o quanto isso significou pra mim), não fico mais questionando a Deus por que eu nasci com esse nariz achatado se toda a família materna possui narizes perfeitos. Estou tentando não esconder mais minha orelha direita só porque tem um pedacinho dela faltando. Para que me odiar, me esconder, colocar a culpa em Deus, chorar e invejar as modelos desse mundo? Reconheço que é tudo bem
Essa minha amiga tem quilos a mais e é perceptível que isso a incomoda. Mais do que a incomoda, não a deixa perceber as milhões de outras qualidades que possui. Nessa mesma conversa que tivemos ela chegou a me dizer que não tem como competir com as
Você é linda. Eu te diria isso todos os dias, mas tem que começar por você. Levante-se e todas as manhãs ao se olhar no espelho, sussurre para seu reflexo: “você é linda”. Você é linda. Talvez você não goste muito de seu cabelo ou braços. Talvez você tenha pavor de subir na balança, assim como eu. Talvez você odeie ter coxas maiores do que você julga bonito. Mas você tem todos os motivos do mundo para ser chamada de linda, para ser amada. Eu me orgulho por ter você como amiga, desse jeitinho que você é. Qualquer cara nesse planeta teria muita sorte de ter você ao lado dele. E como eu disse, você também precisa ser a sortuda de estar ao lado de um cara legal. Se dê mais valor, porque você é sim pra lá dessas coisas. Se ame antes e mais do que qualquer um. Esse é o primeiro passo.
A linda da Raficha criou um tumblr super encorajador e traçou uma meta que eu tenho certeza que ela vai alcançar. Outras meninas da máfia como a Gab e a Brubs entraram para a academia e iniciaram seus projetos para ficarem mais gatas do que são. Isso é bom. Elas se amam e por isso embarcaram nessa. A questão toda é fazer essas coisas porque nos amamos demais e queremos fazer isso pela saúde, para elevar nossa autoestima, para nos sentirmos melhores com nós mesmas. E é por isso que eu, a odiadora mor de exercícios físicos, estou aqui hoje declarando e prometendo a vocês que estou entrando nessa junto com elas e iniciarei em breve alguma atividade física em busca de melhor condicionamento e para perder de forma saudável os quilinhos que me incomodam.
Amiga, espero MESMO que você esqueça essa paranoia e siga a partir de hoje olhando para si mesma com outros olhos. Eu te amo <3


Nenhum comentário:
Postar um comentário